Assim como milhares de noivinhos estamos com o orçamento apertado, porém, é importante você colocar na balança coisas fundamentais,e dar prioridade a elas.Tudo bem que essas coisas mudam de noiva pra noiva ,mas, uma coisa que nunca quis abrir mão foi de um cerimonial,e acho que toda noiva deveria ter, eu sou muito ansiosa, eu ia deixar todo mundo em pânico,é claro que não ficarei 100 % tranquila só por que tenho uma cerimonialista, mais só o fato de ter alguém ali cuidando de cada detalhe para que dê tudo certo já me acalma um pouco e não tira tanto meu sono. Agora pra vocês noivinhas que não vão contratar alguma equipe, porém tem a aquela prima, ou tia ou amiga, pra ajudar no dia, aqui vai dicas bem bacanas não para serem seguidas a risca, mas, para dar um uma noção pra ninguém ficar perdido, como a daminha (das alianças) que entrou junto com as floristas e só perceberam da hora das alianças(aconteceu isso no ultimo casório que eu fui) Então boa sorte a todos informação nunca é demais. Espero que gostem. bjsssssssssss
fonte: cerimonial Mônica Zamon Eventos
Numa cerimônia católica, cabe à equipe do cerimonial essa função, enquanto o noivo, seus pais e a mãe da noiva estão na sacristia com os padrinhos aguardando o início da cerimônia. Embora hoje em dia houve algumas mudanças na forma dos pais e padrinhos entrarem na igreja, tem sempre alguém que quer fazer como era a tradição.
Ainda prevalece o costume dos convidados assistirem a cerimônia religiosa em lados específicos na igreja ou templo?
Essa era uma prática mais tradicional, que já não se aplica. Atualmente os convidados se acomodam no espaço da cerimônia com mais espontaneidade, escolhendo o posicionamento que for mais conveniente. No entanto, se for de interesse dos noivos manter esse costume, a tradição indica que do lado esquerdo do corredor central, os bancos são destinados aos convidados da noiva; e do lado direito, aos convidados do noivo. Porém, lados contrários podem ser preenchidos na medida em que isto se fizer necessário para que todos tenham assento. Para facilitar essa distribuição, uma pessoa do cerimonial pode ficar encarregada de receber os convidados à entrada e orientá-los quanto ao lado que devem ocupar, indagando se são convidados da noiva ou do noivo. Da mesma forma alguns lugares mais nobres, como os assentos da primeira fila (quando há assentos), podem ser reservados com uma etiqueta, para acomodações de convidados mais importantes ou mais idosos.
O Atraso da noiva é uma tradição que deve ser seguida?
O atraso da noiva não deve ultrapassar 30 minutos. Mais do que obedecer um costume, o objetivo desse atraso é também garantir a chegada de todos os convidados. HOJE EM DIA O ATRASO DA NOIVA NÃO É MAIS USADO E É CONSIDERADO DESELEGANTE E DESRESPEITOSO PARA COM OS CONVIDADOS. A dica é que, se seu casamento será por exemplo às 19:30hs, você coloque no convite que será às 19:00hs. Desta forma todos estarão presentes na hora certa.
O início do cortejo deve ser anunciado?
Não existe nenhum tipo de regra ou tradição específicas para iniciar um cortejo nupcial. Em geral, é a música que determina esse momento quando a cerimonia é realizada em templos religiosos. Entretanto ao se tratar de uma cerimonia no mesmo local da recepção, normalmente o Dj convida a todos para se dirigirem ao local onde será realizada a cerimonia.
Como é a ordem de entrada do cortejo?
Cabe lembrar que o lado esquerdo da sacristia é destinado a noiva, seus familiares e aos padrinhos da noiva, enquanto o lado esquerdo é destinado ao noivo, seus familiares e aos padrinhos do noivo.
Em uma cerimônia católica, é usual o noivo aguardar a noiva no altar, junto aos seus pais, a mãe da noiva e os padrinhos (Caso 1).
Hoje, é bastante praticado um cortejo iniciado pelos padrinhos – porque eles são as testemunhas do casamento, logo devem assistir toda a cerimônia (Caso 2).
Esclarecendo as duas formas de cortejo:Entrada do noivo
Primeiro caso:
1- Ordem de entrada: (resumo)
1- Ordem de entrada: (resumo)
Sempre se preocupando com uma pausa na entrada para que o corredor fique livre
- Noivo com sua mãe ao seu lado esquerdo;
- Pai do noivo com a mãe da noiva ao seu lado esquerdo;
- Casal de padrinhos da noiva;
- Casal de padrinhos do noivo;
- Intercalando os padrinhos;
- Daminhas e pajens;
- Noiva com pai da noiva ao seu lado esquerdo.
A medida que for chegando no altar, o noivo com sua mãe e seus padrinhos vão ficar do lado direito de quem entra na igreja, enquanto a mãe da noiva e os padrinhos da noiva ficam do lado esquerdo. O pai do noivo fica ao lado da mãe da noiva até a chegada do pai da noiva no altar, momento no qual ele assume sua posição junto a mãe do noivo.
Depois entra(m) a(s) dama(s) e pajem(ns) e, logo em seguida, a noiva com seu pai do lado esquerdo (inverso dos demais). Quando a noiva chegar no altar, o noivo vem em sua direção, cumprimenta o pai da noiva com um aperto de mão e dá seu braço esquerdo à noiva (nesse momento a noiva troca de mão o buquê).
Cumprimentos aos familiares após a cerimônia: A noiva cumprimenta a família do noivo e o noivo se dirige a família da noiva para cumprimentá-los, em seguida cada qual cumprimenta seus familiares, ao fim se abraçam, viram-se de costas a sacristia;
Na saída, o noivo dará o braço direito à noiva (a qual trocará o buquê de mão), iniciando assim a saída. A(s) dama(s) e pajem(ns) os seguem e depois os pais da noiva, do noivo e padrinhos podendo ser alternadamente ou primeiro saem os padrinhos do noivo e logo após os da noiva.
Segundo caso:
2- Ordem de entrada: (resumo)
2- Ordem de entrada: (resumo)
Sempre se preocupando com uma pausa na entrada para que o corredor fique livre.
- Homem sempre dando o braço direito a mulher. (O contrário da forma 1)
- Casal de padrinhos da noiva;
- Casal de padrinhos do noivo;
- Intercalando os padrinhos;
- Mãe da noiva com pai do noivo;
- Noivo com mãe do noivo;
- Daminhas e pajens
- Noiva com seu pai do lado esquerdo
Cumprimentos aos familiares após a cerimonia: A noiva cumprimenta a família do noivo e o noivo se dirige a família da noiva para cumprimentá-los, em seguida cada qual cumprimenta seus familiares, ao fim se abraçam, viram-se de costas a sacristia;
Na saída, o noivo dará o braço direito à noiva (a qual trocará o buquê de mão), iniciando assim a saída. A(s) dama(s) e pajem(ns) os seguem e depois os pais da noiva, do noivo e padrinhos podendo ser alternadamente ou primeiro saem os padrinhos do noivo e logo após os da noiva.
Nenhum comentário:
Postar um comentário